Logo ATME flat site.png

SENSORES DE MONITORAMENTO DE ENERGIA

Solução que gera dados, em tempo real, de características de rede elétrica como tensão, potência e energia consumida, com sensores que são autoalimentados pelo campo magnético gerado pelo fio elétrico.
Muitos estabelecimentos como shoppings, supermercados, aeroportos, hospitais, entre outros, podem ter uma rede elétrica um pouco complexa, especialmente quando necessita obter dados de comportamento da rede. Obter dados estatísticos e de comportamento da rede é importante justamente para entender os padrões de consumo e atuar na redução da utilização da energia consumida, bem como poder atuar rapidamente em possíveis ocorrências de pane no sistema, especialmente quando há risco iminente de incêndios.
Comparativo de consumo entre estabelecimentos similares

 

Este é um fator importante que deve ser levado em conta a fim de obter uma curva aceitável de padrão de consumo de energia, para determinar um consumo padrão por redes similares, e realizar um comparativo entre estabelecimentos com o mesmo tipo de operação e características. Este é o caso de redes de lojas de franquias, por exemplo, onde a central consegue detectar consumo fora do padrão, compartilhando os dados de lojas similares, promovendo assim as boas práticas de eficiência energética entre a rede de franquias como um todo.
Rateio de Contas

 

Outra possível utilização seria em shopping centeres e área de lojas de um aeroporto, por exemplo, onde é comum o rateio por métricas próprias da conta de energia. Esta prática é muito comum, porém pode não ser um rateio muito justo com os estabelecimentos. Pegamos por exemplo um rateio feito por m2 ocupado. Logicamente um restaurante que ocupa menos área de solo, mas que dispõe de caldeiras, fornos e microondas poderá estar consumindo muito mais energia que uma loja de departamento com metragem quadrada maior, que basicamente utiliza-se de ar-condicionado, e consumiria menos energia consequentemente. Desta forma, podem ser extraídos relatório de consumo que comprovem o consumo real de cada condômino ou estabelecimento, possibilitando um rateio mais eficaz, transparente e justo.
Mitigação de riscos de incêndios

 

O sistema de monitoramento de rede também funciona como um alerta em tempo real sobre atividades suspeitas de comportamento fora dom padrão. Através da compilação de todos os dados gerados pela corrente elétrica, pode-se criar alertas por alguma inconsistência de uso de rede de energia, configurado por consumo independente por equipamento, ou por um setor inteiro, por exemplo. Este sistema pode, através da Inteligência Artificial, aprender o padrão de consumo de energia de um sistema de ar-condionado em um determinado período. Com estes dados aprendidos e armanezados no sistema em nuvem, eles serão utilizados para um comparativo em um período posterior similar. Caso haja alguma inconsistência na potência, tensão ou energia consumida, o sistema dispara um alerta para o usuário para que tome ciência do comportamento fora do padrão.
Leitura por circuito individual

 

Em alguns casos, como prédios corporativos, a necessidade de separar os dados de consumo de energia por setores, ou até mesmo por grupo de equipamentos, pode fazer muita diferença na hora da implantação da eficiência energética. Como exemplo, um sensor poderá estar conectado a um circuito somente com os computadores e um determinado setor. Através dos dados obtidos, pode-se entender que a noite está havendo um alto consumo de energia fora do padrão, o que não justifica, a não ser que os funcionários estejam deixando seus equipamentos ligados. Uma outra forma de possível ganho é justamente entender o padrão de consumo do sistema por um forno em restaurantes, por exemplo, e identificar possíveis anomalias na rede e mitigar os riscos de um incêndio, ou de alto consumo por falta de manutenção do equipamento.
Com funciona a solução?

Através de um conjunto de sensores wireless instalados em cada circuito que permitem a medição isolada, em tempo real, de características como tensão, potência e energia consumida. Os sensores são autoalimentados pelo campo magnético gerado pelo fio elétrico, os dados coletados por um roteador e enviados para um sistema em nuvem. A instalação dos sensores é feita de forma não-invasiva, ao entorno da fiação do circuito individual, sem intervenção na rede.

 

 

Passo a passo da solução
Passo 1 - Entendimento das necessidades pontuais e instalação de sensores por método não-invasivo. Configuração do sistema de acordo com a necessidade de medição.
Passo 2 - Coleta de dados, geração de relatórios, comparação de uso. Informações como tensão, corrente, potências e energia consumida por hora ou diário/anual são enviados via wifi para a nuvem e podem ser consutados em um dashboard intuitivo em tempo-real.
Passo 3 - Recomendação de correções para a eficiência energética, inclusive com soluções integradas disponíveis na ATME | Eco Solutions.
Passo 4 - Inteligência, recomendações de ajustes e alertas em tempo real sobre inconsistência de comportamento são enviados e podem ser acessados em múltiplas plataformas.
Neste vídeo abaixo (em inglês) você poderá encontrar o sistema em operação.
Resultados

Benchmarking de KPIs em tempo real sobre o consumo de cada unidades, seja ela uma subloja no mesmo local, ou equipamentos semelhantes em locais diferentes, para provocar o uso consciente da energia como um todo, e a consequente redução de custos. Ex. Permite verificar se algum equipamento, como por exemplo o ar-condicionado, ficou ligado no período de fechamento da unidade, quando não necessário. Abaixo alguns exemplos dos relatórios apresentados em um dashboard intuitivo com informações em tempo real.