Logo ATME flat site.png

REABILITAÇÃO ESTRUTURAL DE TUBULAÇÕES

Processo de reabilitação de tubulações de água, incêndio, gás, ar comprimido, esgotos sanitários e drenagem pluvial.
No mundo inteiro, entre 50% e 75% dos vazamentos são causados por microfuros ou microfraturas. Os vazamentos ocorrem principalmente por falta de manutenção adequada da tubulação existente, como também pela dificuldade de indentificar com exatidão o local do vazamento, principalmente em fase inicial. O problema se agrava quando o problema inicial não é tratado, e a tubulação acaba por romper-se, trazendo problemas irreparáveis causados pela fuga constante de água, como a erosão do solo e consequentes desmoronamentos do terreno e toda a estrutura suportada. 

 

Detectando problemas
 
A deteção de tubulações rompidas pode ser feita tanto visualmente como por acústica. Os danos causados por grandes volumes de águas são muitos, como erosão no entorno da tubulação, interdição da área, como também alto custo do desperdício de água tratada corrente.

 

Obras e reparos nas tubulações

 

Assim que um vazamento ou rompimento é detectado, ou pelo menos avaliado estar dentro de um limite, pelos modelos tradicionais de reparo, começam escavações para acessar as tubulações aterradas ou em galerias, e então um processo de "investigação" procede para então estancar o problema. A questão é que isso causa transtornos incômodos por dias, e até meses, aos habitantes locais, pois há a necessidade de interromper o tráfego local, além de gerar altos custos de obras e reparos.
 
Há também casos em que a tubulação é mais antiga, ou está em um perímetro de proteção de patrimônio histórico, onde escavações são inviáveis, representando um risco iminente de rompimento da tubulação a qualquer momento, podendo inclusive causar tragédias por erosões no terreno.

 

Alto custo de um novo sistema de tubulação

 

Os reparos tradicionais consistem em fazer a troca completa da tubulação rompida. A questão é que este processo é oneroso e traz muitos transtornos para os locais. É necessário fazer a identificação do rompimento, executar procedimentos nos entornos para mitigação de desmoronamentos, custos de obras incluindo extração da tubulação e compra e instalação da nova tubulação.

 

A solução de reabilitação estrutural de tubulações

 

O processo de revestimento estrutural é uma tecnologia patenteada, não-destrutiva que cria um longo prazo, tubulação estrutural dentro do sistema de tubulação de host existente sem cavar ou destruição de edifícios ou paisagem. A tecnologia de revestimento estrutural é o mais adequado para os tubos que variam de diâmetro de 20mm (¾ ") a 300mm (12"). No sistema de tubulação hídrica, a aplicação é geralmente utilizada em prumadas verticais sanitárias, tubulações enterradas, galerias de drenagem, sistemas de águas pluviais e reparação pontual de ruptura
Passo a passo da solução
Passo 1 - Verificação da estrutura danificada através de diagnóstico visual e acústico
Passo 2 - Limpeza da tubulação existente para extração de incrustrações e demais elementos.
Passo 3 - Processo de pipelining onde o revestimento é inserido na tubulação comprometida.
Passo 4 - Fase de remoção do molde e avaliação dos resultados.