Logo ATME flat site.png

LIMPEZA AUTOMÁTICA DE CHILLERS

Sistema Automático de Limpeza de Tubos é um sistema hidromecânico que circula microesferas de esponja internamente nos tubos do condensador e os mantém permanentemente limpos.
O Sistema Automático de Limpeza de Tubos ou Automatic Tube Cleaning System (ATCS) é um sistema hidromecânico que circula microesferas de esponja por dentro dos tubos do condensador e os mantêm absoluta e permanentemente limpos.
Por que acontecem as incrustações nas tubulações?

 

A água contém magnésio e cálcio, que são minerais que tendem a ficar depositados em superfícies quentes. Estes elementos acabam por sendimentar-se nas paredes dos condensadores, ocasionando uma perda no Coeficiente de Performance (COP). Sedimentos e incrustações podem ser encontrados após 100 a 200 horas de operação do resfriador. 

 

Problemas das soluções atuais mais comuns

 

O uso de químicos é muito comum para fazer a remoção da crosta de sais nas paredes dos condensadores. Porém, além de ser um custo recorrente alto de aplicação, é totalmente agressivo ao meio-ambiente. Há também a manutenção mecânica onde é feita a desmontagem do sistema e realizada uma limpeza manual. Veja alguns outros fatores que tornam estas soluções menos eficientes:
 
• A desmontagem mecânica frequente e a limpeza ácida dos tubos dos trocadores de calor / condensadores exigem um tempo excessivo de manutenção.
• A limpeza ácida pode agravar, danificar e encurtar a vida útil dos tubos.
• Uma unidade auxiliar adicional é exigida para proporcionar capacidade de arrefecimento durante o desligamento de limpeza do condensador.
• Perda de produção e capacidade de arrefecimento por dias.
• Problemas ambientais e custos adicionais devido a regulamentos de eliminação de produtos químicos.

 

A solução ATCS

 

O Sistema Automático de Limpeza de Tubos (ATCS) é um sistema hidromecânico simples e confiável que circula microesferas de esponja por meio dos tubos do condensador e os mantém permanentemente limpos. Com isso, assegura maior confiabilidade do equipamento. Solução completa para a inscrustração de sedimentos e seus problemas ambientais de sistemas de arrefecimento industriais e de ar-condicionado. O sistema apresenta algumas características fundamentais:
 
• Limpa os tubos do condensador a cada 30 minutos (ajustável).
• O sistema injeta e coleta as microesferas de esponja macias em segundos.
• O fluxo das microesferas não interfere no fluxo da água do condensador.
• O materiais das esferas de esponja passam por todos os tubos do condensador.
• A esfera de esponja limpa a superfície interna do tubo sem alterar o fluxo de água de condensação.
• As esferas de esponja são substituídas a cada 1.500 horas de arrefecimento contínuo.
• Sistema de simples instalação que não necessita nenhuma modificação no condensador.

 

chillers - funcionamento.jpg
Passo a passo da solução
 
A água de arrefecimento contém sais de baixa salubridade e sedimentos que se depositam e constroem um sedimento de fragmentos dos tubos e aumentam o fator de incrustação no arrefecedor. A porosidade das microesferas consegue remover os sedimentos e biológicos, acumulados na superfície interna da tubulação.
 
Passo 1 - O injetor de microesferas é instalado na entrada e o coletor na saída o sistema de resfriamento, além do controlador computadorizado para automatização do processo. A instalação leva apenas 1 dia.
 
Passo 2 - As microesferas são injetadas na entrada e correm pelos tubos condensadores, e retornam ao sistema através do coletor, que é interligado ao injetor.

 

Passo 3 - As microesferas são aproximadamente 1mm maior que a tubulação e são movimentadas através do corrente da água. Por ter a mesma gravidade que a água, a pressão do sistema é muito superior da pressão necessária.

 

Passo 4 - O sistema usa 30 bolas para cada 100 tubos de passagem do condensador. Há cerca de 36 ciclos de limpeza em um dia. Portanto, o sistema garante uma limpeza de 100% dos tubos, sem exceção.
Veja o vídeo explicativo sobre o funcionamento da Solução.
Resutados

 

Por ser um sistema automatizado e sem uso de químicos, são obtidos resultados superiores que dos métodos tradicionais:
 
• As microesferas limpam todos os depósitos dissolvidos, algas, biológicos e partículas sólidas dos tubos do condensador.
• Redução dos custos de manutenção e com produtos químicos.
• Economia de consumo de energia total do ar-condicionado de 15% a 30%.
• Evita o desgaste acelerado do compressor do arrefecedor.

 

Cases de Sucesso
 
Alfred Hospital Victoria, Austrália – O hospital é um dos mais antigos do país, e necessitava reduzir seus custos. Após a solução, obteve-se um aumento de 8.9% de capacidade de refrigeração, e consequente redução de energia. O sistema opera em 6000 horas/ano.

 

Aeroporto de Bagkok Terminais 1 e 2 – Os condensadores estavam operando com quase 100% de sua capacidade. Após 12 horas da implementação da solução, o consumo de energia foi reduzido em 20%, bem como foi-se observada a limpeza total da tubulação. Evitou-se, assim, a aquisição de sistemas adicionais.

 

Aeroporto de Melbourne, Austrália – Veja abaixo um vídeo sobre a solução: