Logo ATME flat site.png

FITORREMEDIAÇÃO

Processo que utiliza as plantas como agentes de purificação de ambientes aquáticos ou terrestres, contaminados ou poluídos pelo depósito de substâncias inorgânicas como elementos químicos de dejetos de minérios.
A poluição dos rios e lagos é um problema recorrente da civilzação moderna e principalmente das grandes cidades, onde são desejadas diariamente toneladas de todo tipo de lixo. A questão é agravada quando não há um tratamento correto na matriz poluidora, liberando lixos mais densos e muitas vezes com químicos prejudiciais à vida aquática e também dos habitantes ao entorno do curso do rio.
 
As intervenções no curso do rio também contribuem para agravar a situação. Algumas cidades alteram o formato do rio para acomodar vias nas marginais, reduzindo as curvas dos rios a um formato retilíneo, como também eliminam as plantas no entorno, o que reduz drasticamente o ecossistema como um todo.

 

A natureza é uma grande aliada
 
Oferecer uma maneira livre de tecnologia e energia para criar um ecossistema equilibrado de purificação de água que não precisa de manutenção além da poda, como em qualquer jardim. A natureza por si só age como uma importante aliada contra os danos causados pelo ser humano. Através de plantas locais com propriedades previamente avaliadas, o "filtro natural" consegue resultados mais que satisfatórios, além de não degradar a flora local ou alterar o ecossistema existente.

 

AyalaAqua-Campeche-Mexico-Municipal-STP-Canal-Protection.jpg
A Fitorremediação
 
Fitorremediação é o processo que utiliza as plantas como agentes de purificação de ambientes aquáticos ou terrestres, contaminados ou poluídos pelo depósito de substâncias inorgânicas como elementos químicos e dejetos de minério, tal como o zinco, o cobre, o magnésio e etc. As plantas presentes na purificação necessitam de raízes profundas para absorção da impurezas.
 
É como se fosse um "paisagismo ativo". Neste processo é possível tratar o esgoto no parque ou jardim e usar a água purificada para irrigar”, por exemplo. Poderá produzir água de alta qualidade a partir da natureza se criar o ambiente certo de plantas, cascalho e solo e aditivos naturais especiais para problemas específicos, como metais pesados ​​e elementos radioativos.

 

O Sistema Biológico Natural (NBS)
 
O Sistema Biológico Natural (NBS)é um sistema de circuito fechado, usando apenas água que já está no local por escoamento, desperdício ou chuva, e toda essa água pode ser usada para irrigar culturas ou plantações ornamentais depois de passar pelo processo de purificação.
 
Uma integração do Sistema Biológico Natural (NBS) como parte de uma abordagem holística global e projeto de bacias hidrográficas fornece soluções simultâneas, eficazes e de baixa manutenção para águas residuais e poluição difusa.
Plantas especializadas para apoiar o crescimento microbiano e promover a degradação, sequestro e volatilização de contaminantes fito-impulsionados; bioaditivos para aumentar significativamente a atividade.
 
O NBS atua como um poderoso filtro físico, químico e biológico tudo ao mesmo tempo:
Químico – agrega com minerais e superficies ativas dimensionadas
Físico – gradiente de tamanhos de substratos, texturas superficiais e porosidade
Biológico – Plantas especializadas para suporte ao desenvolvimento microbiano e promoção de degradação, sequestro e volatizãção de contaminantes fito-ativados; bioaditivos para reforçar a atividade de forma significativa.

 
Conclusões e Expectativas
 
Os sistemas biológicos naturais em locais sustentáveis têm se demonstrado como a solução mais econômica e confiável para uma ampla faixa de riscos ambientais. Essa aplicação pode tratar poluentes de água, solo e ar simultaneamente, atendendo aos mais rigorosos requisitos das regulamentações.

 

Um sistema projetado e construído adequadamente poderá durar muitos anos sem redução de sua eficiência, além de melhorar com o passar do tempo. A utilização do sistema NBS permite que a instalação seja capaz de utilizar de forma econômica as águas residuais purificadas, que, de outra forma, se infiltrariam no solo, provocando danos ambientais.
 
O sistema é modular e pode ser expandido para obter qualquer nível de qualidade desejado na saída.
 
Como a consciência com o meio ambiente vem crescendo em todo o mundo, uma abordagem com projeto e remediação ecológicos e sustentáveis está assumindo uma posição importante entre as soluções ambientais e, sem dúvida, deixará de ser voluntária para assumir um papel vital no futuro.
AyalaAqua-HyderabadBeforeandAfter.jpg