Logo ATME flat site.png

DESSALINIZAÇÃO 

DESSALINIZAÇÃO DA ÁGUA DO MAR É ALTERNATIVA PARA FALTA DE ÁGUA POTÁVEL NO BRASIL.
A falta de água potável é um dos maiores problemas para a vida na Terra atualmente. O Brasil é um dos países com mais disponibilidade de água doce no mundo, porém é mal distribuída. Várias regiões do mundo são privadas de fonte de água própria para o consumo e o desperdício e a poluição também vêm diminuindo os níveis de água doce no mundo.

 

Apesar de 70% da superfície da terra ser recoberta de água, apenas 3% dessa água é própria para o consumo humano, o restante é água do mar – salgada. Dessa forma, dentre as alternativas para solucionar esse problema, está a dessalinização da água dos mares. 

 

A dessalinização é um processo físico-químico de tratamento de água para retirar o sal presente na água dos mares e oceanos. Retira o excesso de sais minerais, micro-organismos e outras partículas sólidas presente na água salgada, para obter água própria pra consumo.

 

A dessalinização da água pode ser realizada por meio de dois métodos convencionais: A dessalinização solar ou a osmose reversa. 

 

 DESSALINIZAÇÃO SOLAR
A dessalinização solar imita o ciclo natural das chuvas. 
•    Menor custos de infraestrutura;
•    Menor custo de energia; 
•    Modular e expansível;
•    Ecologicamente correto.

 

 OSMOSE REVERSA
Já a osmose reversa procura fazer o processo contrário ao fenômeno natural da osmose. 
•    Sistemas compactos e modulares;
•    Sistemas móveis sobre rodas para atendimento emergencial;
•    Sistemas montados em containers.

 

 

DESSALINIZAÇÃO NO MUNDO
Há pelo menos 150 países que usam o método de dessalinização para seu abastecimento. As regiões desérticas, que possuem mais dificuldades de abastecimento, são as que mais utilizam. Israel é um dos países líderes e, mesmo com pouco recurso, consegue suprir as necessidades da sua população e das cidades vizinhas. Segundo informação disponível no site da International Desalination Association (IDA), mais de 300 milhões de pessoas são abastecidas diariamente por meio da dessalinização no mundo.

 

 

PORQUE NÃO APLICAR EM TODOS OS PAÍSES?
De acordo com levantamento da ONU (Organização das Nações Unidas), a dessalinização e o bombeamento da água dessalinizada traz melhorias para algumas regiões, mas aponta a inviabilidade dessa tecnologia em áreas mais pobres. O principal problema é que tanto o processo de dessalinização quanto o bombeamento para regiões muito distantes requerem uma quantidade alto de energia para funcionar, tornando o método inviável para determinadas situações.

 

 

ALTERNATIVA PARA O BRASIL
No Brasil, o Ministério do meio Ambiente (MMA) investe em sistemas de dessalinização para oferecer água própria para consumo à população de baixa renda em comunidades do semiárido. Através do Programa Água Doce (PAD) as regiões Nordeste e o Norte de Minas Gerais, no qual a disponibilidade hídrica é baixa, conseguem de alguma forma obter os benefícios de modo humanitária.

 

Fontes: 

www.ecycle.com.br

www12.senado.leg.br