Logo ATME flat site.png

CIBERSEGURANÇA É INDISPENSÁVEL 

Saiba como a cibersegurança pode ajudar a proteger sua empresa de possíveis ataques. 
Cibersegurança é um termo utilizado para se referir a um conjunto de medidas tecnológicas que protege computadores, programas e servidores, como dispositivos móveis, sistemas eletrônicos e redes de dados de qualquer invasão e ataque indevido. Essa prática, abrange a proteção de software, rede, hardware e outras tecnologias.
 
Atualmente os ataques cibernéticos têm aumentado pelo Brasil e pelo mundo. Poucos empresários se mostram preocupados com a segurança dos dados da sua empresas, por isso, é importante conscientizá-los sobre as ameaças e as possíveis consequências que podem afetar diretamente as operações das empresas. Como por exemplo, a perda de dados, o roubo de dados e o bloqueio de dados
 
Por isso é de extrema importância que as grandes e até as pequenas empresas apliquem medidas de cibersegurança em seus negócios. Grande parte das pequenas empresas acreditam que por serem pequenas ninguém vai incomodá-las, porém é totalmente o contrário, os vírus podem atacar qualquer organização. E os cibercriminosos sabem que a segurança de dados não é uma prioridade nessas empresas. 
 
O ataque de ransomware (sequestro de dados e arquivos) é um ótimo exemplo. Em maio de 2017, o ataque “WannaCry” atingiu cerca de 300 mil dispositivos e milhares de países, Gerando um alerta para a vulnerabilidade da segurança digital no mundo e trazendo graves prejuízos financeiros a todos os envolvidos. A quantia pedida na época pelos invasores era de aproximadamente US$ 600 em bitcoins – não foi uma quantia tão alta, mas dada a escala e possíveis prejuízos causados aos usuários, foi um grande alerta para as autoridades.

 
O CRESCIMENTO DOS ATAQUES NO BRASIL
O número de ataques cibernéticos praticamente dobrou no Brasil em 2018. Segundo informações do dfndr lab, laboratório especializado em cibersegurança da PSafe, foram detectados 120,7 milhões de ataques cibernéticos no primeiro semestre de 2018. Este número representa um crescimento de 95,9%. 

OS RISCOS CIBERNÉTICOS PARA AS INDÚSTRIAS
As empresas somente lembram que os ataques podem acontecer nos computadores pessoais e corporativos. Porém, é importante salientar que sistemas informatizados também rodam nas indústrias, que controlam máquinas e produção, e em outros casos também distribuição de energia, água e demais itens de necessidade básica para a população. Na indústria o sistema todo está ligado na infraestrutura por meio de sistemas SCADA antigos, e estes não foram planejados para segurança nem para conectividade da internet. Além do que muitos sistemas não apresentam sinais claros quando são atacados ou não podem ser identificados imediatamente. Portanto, são alvos fáceis para ataques que podem custar alguns milhões de dólares por apagões, paradas de sistemas ou pedidos de quantias em dinheiro para normalizar. Um caos total e prejuízos inestimáveis.
 
Uma pesquisa da Kaspersky Lab mostra que os ataques cibernéticos direcionados às indústrias aumentaram. De acordo como estudo, um quarto das industriais que participaram da Pesquisa de Riscos de Segurança de TI já enfrentou investidas virtuais diversas.
  

VULNERABILIDADE DAS INDÚSTRIAS
Grande parte das redes industriais operam no modo machine-to-machine, alvos fáceis a ataques cibernéticos sem uma detecção prévia humana. Ainda, a simples inserção de um pendrive na rede por um funcionário desavisado pode colocar a rede inteira em risco. Novos dispositivos atachados na rede podem passar inócuos de sistemas de proteção padrão de mercado. Lembre-se que os criminosos usam justamente as entradas menos prováveis e vigiadas.
 

COMO PROTEGER MINHA REDE DE POSSÍVEIS ATAQUES E PREJUÍZOS DE CYBERATAQUE
O lado técnico é o fator chave para mitigar riscos, com medidas que incluem segurança para o software e hardware. Para isso, é importante contar com empresas que ofereçam tanto o serviço de diagnóstico de vulnerabilidades, quanto tenham capacidade técnica e instrumental para proteger sua rede. O importante é saber que os ataques não escolhem dia e hora e, portanto, é mais que importante prevenir-se de surpresas desagradáveis.